FANDOM

A posição de goleiro com certeza existe desde o século XIII, embora sua função venha mudando desde então.
Segundo Zacarias Mumps, o goleiro

"deve ser o primeiro a chegar às cestas do gol, uma vez que é sua função impedir que a goles deve ter o cuidado de não se afastar demais para o lado do campo adversário para impedir que suas cestas sejam ameaçadas durante sua ausência. Contudo, um goleiro veloz pode marcar um gol e voltar ás suas cestas em tempo de impedir que o outro time empate. Cada goleiro deve decidir individualmente como agir."

   Nesse texto, Mumps deixa claro que, em seu tempo, os goleiros desempenhavam a função de artilheiros assumindo outras responsabilidades. Podiam se deslocar por todo o campo e marcar gols.
   Na época em que Quíntio Umfraville escreveu O nobre esporte dos bruxos, em 1620, porém, as funções do goleiro tinham sido simplificadas. Foram acrescentadas pequenas áreas ao campo e os goleiros eram aconselhados a permanecer dentro delas, guardando as cestas de gol, embora ainda pudessem se afastar numa tentativa de intimidar os artilheiros adversários ou impedir antecipadamente suas jogadas.